19/09/2024
Tech

Google renomeia chatbot Bard para Gemini e lança aplicativo dedicado

  • fevereiro 9, 2024
  • 2 min para ler
  • 77 Visualizações
Google renomeia chatbot Bard para Gemini e lança aplicativo dedicado

O Google é conhecido por ter uma infinidade de produtos com nomes confusamente diferentes e aparentemente sem relação entre si. No entanto, quando se trata de seu trabalho em IA, há apenas um nome que importa: Gemini.

A empresa anunciou na quinta-feira que está renomeando seu chatbot Bard para Gemini, lançando um aplicativo Gemini dedicado para Android e integrando todos os recursos do Duet AI no Google Workspace sob a marca Gemini. Além disso, foi anunciado o lançamento público do Gemini Ultra 1.0, a versão mais robusta do grande modelo de linguagem do Google.

Os aplicativos móveis do Gemini serão provavelmente onde a maioria das pessoas encontrará essa nova ferramenta. Ao baixar o novo aplicativo no Android, você poderá definir o Gemini como seu assistente padrão, substituindo o Google Assistant. Embora o Google não esteja se livrando completamente do Assistant, a empresa vem priorizando o Gemini como o futuro assistente de IA. Segundo Sissie Hsiao, diretora do Bard (agora Gemini) no Google, “é um primeiro passo superimportante para construir um verdadeiro assistente de IA, um que seja coloquial, multimodal e mais útil do que nunca”.

No iOS, não há um aplicativo Gemini dedicado e não é possível definir um assistente que não seja o Siri como padrão. No entanto, é possível acessar todos os recursos de IA no aplicativo Google. Além disso, o aplicativo Google terá um botão de alternância que permitirá alternar entre a Pesquisa e o Gemini.

O Google está abandonando o nome Bard, mas as mudanças no Gemini são principalmente de marca. O chatbot e os recursos de IA nos aplicativos do Google Workspace, como Gmail e Docs, agora são conhecidos como Gemini. Esses recursos ajudam os usuários a redigir e-mails, organizar planilhas e realizar outras tarefas relacionadas ao trabalho.

A maioria dos usuários usará a versão padrão do modelo Gemini, conhecida como Gemini Pro. Para ter acesso à versão mais poderosa, o Gemini Ultra, é necessário assinar o plano Gemini Advanced, que faz parte do novo plano Google One AI Premium de R$ 96,99 por mês.

Com o Gemini Ultra, o Google promete oferecer o que há de mais moderno em uma ampla gama de benchmarks em texto, imagem, áudio e vídeo. Esse modelo é capaz de lidar com mais contexto e manter conversas mais longas, sendo especialmente projetado para tarefas complexas, como codificação e raciocínio lógico.

O Google está apostando fortemente no Gemini e isso aumenta os riscos para a capacidade da empresa de competir com outras empresas de IA no mercado, como OpenAI e Anthropic. O objetivo do Google é construir um produto de consumo atraente e convencer os desenvolvedores a criar para o Gemini em vez do OpenAI. Agora só nos resta esperar e ver ser essa nova estratégia colocará o google para competir frente à frente com as outras IAs concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *